Alterar gás fogão

Alterar o tipo de gás para fogão, se tem em sua casa um fogão e deseja alterar o tipo de gás, saiba que é necessário substituir os injectores do fogão (bicos) antes de o utilizar. A alteração de gás de bilha para gás natural e vice versa exige a necessidade de substituir os injectores de forma a ajustar à pressão exercida pelo novo tipo de gás escolhido. Neste artigo vou falar um pouco de ambas as situações para que possa compreender porque é necessário substituir os injectores. 

 

Alterar tipo de gás do fogão

 

 

Para melhor compreender a baixo deixo uma tabela da relação de bicos com pressões.

 

  Gás Natural Gás de Bilha
Orifícios largos estreitos
Pressão Baixa alta

 

 {#emotions_dlg.meeting}Nota: Sempre que alteramos a pressão do gás é necessário alterar os injectores.

 

Atenção gás canalizado não significa que seja natural, existem botijas de grande capacidade normalmente instaladas no exterior do edifício cuja a pressão é semelhante ao gás de bilha. Se tem dúvida consulte o seu contrato de admissão de gás.

 

{#emotions_dlg.xa}O que são os injectores? Se remover as peças dispersoras do gás e espreitar para o interior irá ver uma pequena rosca com um furo no centro, regra geral são em latão e poderá identificar pela cor "bronze" ou "verde" no caso de estar oxidado. Deixo uma imagem a baixo para melhor identificar.

 

Injector de gás para fogão

Transformar um fogão de gás de bilha em gás natural

Para o efeito deverá alterar os bicos neste caso para injectores largos (aptos para baixa pressão) aconselho-o a adquirir os bicos junto da marca e deverá indicar qual o tipo de gás que pretende adaptar.

Contra indicação de não alteração dos bicos

  • Caso não altere o tipo de bicos a chama será muito fraca
  • Demora acentuada para cozinhar devido à baixa pressão do gás natural
  • Alguns bicos poderão inflamar devido à baixa pressão do gás

Transformar um fogão de gás natural em gás de bilha

Neste caso é muito mais importante realizar a alteração dos bicos do fogão, os riscos de utilização sem alteração é muito superior, neste caso acontece exactamente o contrário ao caso anterior. Deverá alterar os bicos largos para bicos estreitos.

 

Contra indicações de não alteração dos bicos:

  • Caso não alter o tipo de bicos a chama será muito grande e intensa
  • Poderá correr o risco de criar um verdadeiro problema com fogo podendo queimar-se seriamente
  • O consumo de gás será muito elevado
  • Poderá queimar a maioria dos seu cozinhados assim como tachos

{#emotions_dlg.chat}Opinião: Para a grande questão que muitas das vezes surge "pode-se ligar um fogão preparado para bilha de gás a gás natural"  se leu atentamente o artigo até agora já sabe que é possível após a transformação que consiste na simples troca dos bicos.

 

{#emotions_dlg.meeting}Nunca experimente utilizar o fogão sem ter instalado os injectores ideais para o tipo de gás que utiliza, não corra riscos desnecessários.

Espero que as informações tenha sido suficientes se quiser poderá deixar o seu comentário.

 

2leep.com
Classifique o conteúdo

publicado por JCordas às 16:39 | link do post | comentar