Fornos de encastre auto limpeza

Fornos de encastre com auto limpeza, neste artigo vou falar dos dois tipos de fornos de encastre eléctricos com auto limpeza, como já deve se ter apercebido o mercado disponibiliza dois métodos de auto limpeza, encontramos assim dois tipos de fornos encastráveis eléctricos, os catalíticos e o pirolíticos. Ao longo deste artigo irei distinguir os dois tipos para que saiba qual é para si o melhor, a escolha certa. Confira as informações e no final do artigo poderá deixar a sua opinião.

Fornos catalíticos

Fornos eléctricos de encastre com auto limpeza catalítica (catalisador) funcionam com placas de absorção, as paredes do forno estão revestidas de placas que capturam as gorduras convertendo-as em gases, para que a limpeza seja realizada com eficácia o forno terá de aumentar a temperatura de forma a queimar a sujidade, eliminando-a. O inconveniente é a necessidade de substituição das placas, a manutenção depende de cada aparelho e marca mas regra geral varia entre periodos de 2 a 3 anos.

Forno auto-limpeza catalítico

{#emotions_dlg.ok}Vantagens dos fornos catalíticos:

  • Utilizam placas porosas com grande capacidade de absorção de gorduras
  • Excelente eficácia na captura de gorduras durante a confecção dos alimentos
  • auto-limpeza eficaz

 

{#emotions_dlg.no}Desvantagens dos fornos catalíticos:

  • Necessita trocar as placas catalisadoras de tempos em tempos

 


Fornos pirolíticos

Forno eléctrico de encastre pirólitico, este utiliza um método diferente, sem recurso a placas de captura simplesmente queima as sujidade. No caso dos fornos eléctricos piróliticos os fornos atingem temperaturas realmente elevadas na ordem dos 500ºC queimando todas as gorduras no seu interior, ao realizar esta operação não necessita substituir qualquer tipo de peça, ou seja, não utiliza consumíveis. Após queimar a gorduras com recurso a um simples pano húmido basta remover as "cinzas" acumuladas no fundo do aparelho, e voilá impecável.

 

A segurança do forno passa por bloquear a abertura durante a acção de auto-limpeza e o vidro.

Forno encatrar auto-limpeza Pirólitico

{#emotions_dlg.ok}Vantagens dos fornos pirolíticos:

  • Não precisa de qualquer tipo de consumíveis
  • Elimina as sujidades automaticamente com temperaturas elevadas

{#emotions_dlg.no}Desvantagens dos fornos piróliticos:

  • E necessário remover as cinzas provenientes das gorduras queimadas com um pano húmido

{#emotions_dlg.chat}Opinião: A higiene do seu forno é fundamental, caso haja uma negligencia poderá estar a promover a proliferação de bactérias nocivas. Alerto também que a sujidade em resistências aumentam o consumo do aparelho para obter os mesmo resultados, alem de mais é importante saber que as gorduras poderão ser um agente de corrosão.

 

Creio que será tambem vantajoso para si informar-se sobre as diferenças entre placas de indução e vitrocerâmica.

2leep.com
Classifique o conteúdo

publicado por JCordas às 16:07 | link do post | comentar