Fibra óptica

Fibra óptica, a alta tecnologia no transporte de informação. Certamente já ouviu falar da fibra óptica, mas o que realmente trás de melhorias na vida prática. Neste artigo vou falar de algumas vantagens que a fibra possibilita nas comunicações que podemos possuir em casa.

Antes de mais gostaria de falar sobre a própria fibra, muitas pessoas questionam-se sobre o aspecto. Ela é semelhante a um fio de pesca, onde a informação navega a través de luz, sendo desta forma necessário um descodificador de informação óptica. A fibra é constituída por vidro o que lhe confere uma certa fragilidade.

 

Fibra óptica

 

A fibra por realizar a troca de informações através de luz torna-se o meio mais rápido e barato para as várias empresas operadoras presentes no mercado distribuir os seus serviços, geralmente apresentados em pack com TV, Net, Telefone. Para possuir um destes serviços existem várias operadoras como a MEO, Zon e Vodafone entre muitas outras. Para que possa usufruir de todas as vantagens da fibra são necessários alguns equipamentos disponibilizados pelas empresas que comercializam este tipo de serviços.

 

{#emotions_dlg.chat}Qualquer tipo de televisão não dispensa os aparelhos descodificadores de informação por fibra óptica.

{#emotions_dlg.ok}Vantagens da fibra óptica:

  • Grande velocidade de transferência de informação (sujeita a emissores, descodificadores)
  • Pack de aparelhos ligados a um único cabo Tv, Net e telefone
  • O fio da fibra é muito fino sendo desta forma muito mais fácil passar cabos por zonas menos visiveis como rodapés

{#emotions_dlg.no}Desvantagens da fibra óptica:

  • A fibra óptica é constituída por vidro, o que a torna sensível a dobras
  • A fibra é utilizada apenas por serviços pagos
  • Sendo apenas um único transmissor de informação, quando partido todos os aparelhos deixam de estabelecer falta de comunicação

{#emotions_dlg.chat}Opinião: A fibra sem dúvida revoluciona a forma de transferir informações a alta velocidade e baixo custo, na minha opinião em vez do estado português ter obrigado os seus cidadãos a adquirir descodificadores TDT deveria ter investido numa rede gratuita de fibra, onde pudessem todas as pessoas beneficiar dos canais habituais.

2leep.com
Classifique o conteúdo

publicado por JCordas às 17:35 | link do post | comentar